A Importância da Atividade Física

A Importância da Atividade Física

A atividade física regular reduz substancialmente o risco de morte por doenças coronárias, principal causa de morte da nação. Diminui o risco de acidente vascular cerebral, câncer de cólon, diabetes e pressão arterial elevada. Ela também ajuda a controlar o peso, contribui para a saúde dos ossos, músculos e articulações, reduz quedas entre idosos, ajuda aliviar a dor de artrite, reduz sintomas de ansiedade e depressão, e está associada a menos hospitalizações, visitas médicas e medicações.Além disso, a atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica. Pessoas de todas as idades podem se beneficiar participando em atividades físicas regular de intensidade moderada, assim como 30 minutos de caminhadas cinco ou mais vezes por semana.

Utiliza como mensagem principal à recomendação do Center for disease control/ American College of Sports Medicine (CDC/ACMS): “ que todo o individuo deve acumular ao menos 30minutos de atividade física, na maioria dos dias da semana, em intensidade moderada, de forma continua ou acumulada”.

 

Classificação da atividade Moderada:

Atividade Moderada e ou/ (caminhada): mais que 5 vezes ou igual por semana sendo mais ou igual a 30 minutos por sessão e/ ou qualquer atividade somada: mais ou igual a 5 dias/semana e mais ou igual a 150 minutos/semana.

 

As atividades Moderadas recomendadas:

  • Caminhando para escola ou trabalho
  • Caminhando por prazer
  • Caminhando com o cachorro
  • Caminhando no intervalo do trabalho
  • Caminhando descendo a escada ou uma colina
  • Corrida a pé
  • Trilhas
  • Patinação
  • Ciclismo
  • Danças
  • Aeróbica alto impacto
  • Bicicleta estacionária –esforço moderado
  • hidroginástica
  • ioga
  • exercícios gerais de casa, leve ou moderado esforço executando para cima e para baixo do chão.
  • Saltar sobre um trampolim
  • Escadas em ritmo moderado
  • Musculação
  • Treinamento de adulto ou crianças ou adulto nos esportes
  • Natação- recreativas
  • Entre outras

RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS PARA JOVENS:

Recomenda-se que as crianças e os adolescentes participem de pelo menos 60 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias da semana, de preferência diariamente.

 

Exemplo:

Atividades recomendadas:

  • Caminhar rápido
  • Esportes em geral
  • Skate
  • Patins
  • Badminton
  • Malabarismos
  • Esqui na neve
  • Esgrima
  • Pulando corda
  • Natação
  • Rafting
  • Megulho, entre outras...

Todas as recomendações sugeridas devem estar sempre, sobre a orientação de uma pessoa especializada (educador físico), o qual ira avaliar a condição de cada individuo para a montagem de um programa adequado de atividades físicas regulares, e de acordo com a individualidade de cada um. Respeitando assim os limites de cada um e orientado para que a atividade física seja eficiente e prazerosa. Podendo assim contribuir para a saúde geral de todos.

 

Referencias:

Physical Activity for Everyone: Recommendations

Ver.Bras.Ciên. e Mov.-Brasilia v. 10 n.4 p. 41-50 outubro/2002

Texto elaborado pela professora: Vanderléia Menegali Moojen Berti-

Graduada em Educação Física e Especializada em atividade física Adaptada e Saúde