Ginástica

As atividades aeróbicas são de extrema importância para o sistema cardiovascular, na medida em que exigem maior atividade do coração, beneficiando o sistema circulatório. Uma completa gama de equipamentos, uma ótima estrutura física e professores especialistas, garantem a prática efetiva e segura desta atividade. Nas aulas de ginástica a música torna os exercícios divertidos e prazerosos, auxiliando na queima de calorias e no processo de emagrecimento.

Step

O step é um excelente exercício para quem quer emagrecer e definir as pernas e o bumbum.  Os movimentos de sobe e desce realizados durante a aula vão ajudá-la a tonificar as coxas

O step pratica-se subindo e descendo o banco de step e executando simultaneamente movimentos de braços, com ou sem halteres. À medida que a resistência aumenta, a plataforma de step é elevada e as coreografias e ritmos das aulas tornam-se mais complexos. Ela é uma disciplina cardiovascular muito intensa, que implica um progressivo aumento da capacidade cardiovascular e respiratória. É uma das atividades ideais para quem pretende perder peso.

Esta é uma das aulas que ainda não saiu de moda. Isto porque, além de ser muito divertida, traz muitos efeitos benéficos a praticante. As aulas possuem variações de passos e dependendo da criatividade do professor e da música escolhida poderá torna a aula ainda muito animada.

Benefícios das aulas de Step:
• Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
• Desenvolvimento da coordenação, do ritmo, da memória, da capacidade de reação e da velocidade;
• Aumento da resistência muscular;
• Fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos;
• Bem estar;
• Grande queima calórica (cerca de 600 calorias em 1 hora de atividade)

Jump

Jump

O Aero Jump, como o próprio nome sugere, é uma aula com características aeróbicas, realizada com saltos e movimentos de corrida estacionária sobre uma mini cama elástica individual. O Jump é um esporte eficiente, seguro, divertido e de baixa complexidade de execução, dessa forma, permite que qualquer pessoa consiga participar plenamente das aulas.

Os exercícios são variados e tem uma exigência motora de fácil compreensão, porém é solicitada uma grande concentração para a realização dos movimentos e também manutenção da postura já que todos os exercícios são praticados em uma superfície elástica, melhorando o equilíbrio corporal. É um tipo de atividade com características de treinamento funcional, pois cria instabilidade ao corpo nos forçando a ativar os músculos estabilizadores (lombar e abdômen).

A medida que o equilíbrio dinâmico é desenvolvido, a lona elástica será “empurrada” com maior intensidade pelo praticante, aumentando o trabalho dos membros inferiores e a quantidade de calorias gastas nas aulas. Nas aulas de aero jump podem ser gastas entre 400 e 900 calorias.

Benefícios do Aero Jump:

- Reduz a gordura corporal;
- Enrijece os braços, pernas, coxas, abdômen e glúteos;
- Aumenta a agilidade;
- Rejuvenesce o corpo quando está cansado e melhora o estado de saúde mental e físico.
- Fortalecimento dos membros inferiores: Todos os principais músculos dos membros inferiores são trabalhados nas aulas de aero jump. O quadríceps (parte anterior da coxa), os ísquios tibiais (parte posterior da coxa), e também os glúteos poderão ser bastante “modelados” com a prática regular da modalidade.
- Prevenção e tratamento da osteoporose: Sobre o trampolim existe um aumento da carga gravitacional que faz com que o peso corporal do praticante seja multiplicado por pelo menos três vezes o valor normal. Consequentemente, os ossos e músculos dos membros inferiores são constantemente estimulados. De acordo com um estudo feito pela NASA, para o fortalecimento das “pernas”, os exercícios no mini trampolim poderão ser mais eficientes do que a corrida em esteiras.
- Redução da celulite. Os saltitos na superfície do trampolim aceleram o “abre e fecha” das válvulas dos capilares linfáticos, que aumentam o processo de drenagem da linfa e a redução da celulite.
- Melhora o sistema cardiorrespiratório e a resposta hemodinâmica;
- Ajuda a eliminar o "stress", melhora a postura, e protege as articulações da fadiga e do impacto crônica causado pelo exercício realizado em superfícies duras.
- Melhora as funções digestivas e renais, previne e combate à celulite.
- Proporciona um aumento da carga gravitacional (força G) que fortalece o sistema músculo-esquelético.

Alongamento

Alongamento

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.

Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho. Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade. Mesmo quem apresenta algum problema específico pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade.

Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios: reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves; previnem lesões; preparam o corpo para atividades físicas, e ativam a circulação.

Aerolocal

Aerolocal

A aula de Aero-local é um treino onde, metade da aula realiza-se com a prática de atividade aeróbica, sempre ao ritmo de empolgantes músicas com coreografias programadas por um instrutor especialista nesta área. Na outra metade da aula realizam-se exercícios de resistência muscular localizada.


Ideal para quem tem como objectivos a perda de gordura e definição muscular.


Benefícios Funcionais


queima de calorias,

transpiração,

libertação de stress,

leve impacto,

resultados mensuráveis,

energia de grupo,

desafio,

focado pela música,

trabalho de resistência muscular em todos os grupos musculares.


Benefícios específicos do Aero-local:


Aumentar o seu nível de condicionamento cardiorespiratório, queimar gordura;

Aumentar a força e a resistência muscular dos braços, pernas, costas, abdômen, etc., sem aumentar muito o volume;

Queimar até 500 calorias numa aula;

Sensação de bem-estar.

Treinamento Funcional

Treinamento Funcional

O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo.  Os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.

Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos que já existem no mercado. Entre os principais acessórios estão a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones.

Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e da elevada autoestima.